A princesa Branca de Neve foi a primeira personagem do estúdio da Disney a ganhar um filme animado em 1937. Porém, o que quase ninguém sabe, é que ela definitivamente não é e nem poder ser considerada a primeira princesa da Disney. Esse titulo é próprio da Perséfone, a protagonista do primeiro filme da Disney, “A Deusa da Primavera”. O desenho estreou a quase 100 anos atrás, em 1934. A obra foi produzida com o intuito de ser um teste para Branca de Neve, pelo fato de naquela época nenhum animador ter experiência em animar seres humanos.
Em 1940 não era comum, muito menos fácil produzir um longa-metragem. Como ainda não existia a ideia de se desenvolver filmes animados, o Walt Disney decidiu então criar um do zero, se tornando um dos precursores a desenvolver essa façanha. Mas o que poucos sabem, é que a “Branca de Neve e os Sete Anões” não foi o primeiro filme produzido pelo Walt Disney Studios. Antes de investirem na produção da obra, eles decidiram fazer uma outra, como um teste para entender e aprender como produziriam os traços e os formatos de uma pessoa em uma obra animada.
Ao iniciar a produção da animação da Perséfone, os animadores do estúdio foram aprendendo a como criar, desenhar e desenvolver uma personagem humana de um modo mais natural possível. O filme “A Deusa da Primavera” foi inspirado na obra grega “Rapto de Perséfone”. Na história a filha de Zeus, que é a deusa da agricultura, é impedida de se casar com Hades, e por isso é sequestrada por ele.
Já na trama da animação de 1937, produzida pela Disney, a história é bem similar: A deusa da primavera, Perséfone, mora na natureza, entre vários animais. Hades, o deus do submundo aparece e a convida para que ela seja sua esposa e rainha do submundo. Após isso, ele a sequestra e a leva junto com ele para o Hades – um pouco pesado para um filme infantil, né!?
O longa-metragem nunca foi distribuído comercialmente, mas atualmente encontra-se disponível no YouTube. O filme parece mais com um espiódio curto de um desenho do que com um filme. A obra possui apenas 10 minutos de duração. Para assisti-la digite no Youtube por “Disney’s (1934) The Goddess of Spring“, e assista o primeiro filme da Disney que apresenta a verdadeira e desconhecida primeira princesa da Disney.
O fato de poucos a conhecerem, se dá pelo fato da obra ter sido disponibilizada apenas como um desenho “bônus” que vinha no vídeo cassete de “A Branca de Neve e os Sete Anões”. Poucos consideram a trama como um filme, e até mesmo a Perséfone como uma princesa, mas não podemos negar que a obra foi a primeira da Disney e provavelmente um dos primeiros desenhos animados do mundo.
Embora, atualmente as tramas da Disney não serem mais tão “pesadas” como os da época, ainda assim, muitas das histórias das princesas da Disney, ao decorrer das suas produções, são muito complexas, profundas e ricas em suas histórias, ainda mais para as crianças conseguirem entendê-las em sua plenitude.
Apesar disso, ao se passar quase 100 anos desde da primeira obra lançada, o Walt Disney Studios nunca foi tão bem sucedido em toda sua história de vida, como é no tempo presente. O estúdio do Mickey se tornou uma das organizações mais influentes do mundo, levando entretenimento e alegria literalmente para as pessoas de todo o globo terrestre.
Eaí, você sabia que a Perséfone é a primeira princesa da Disney?
Segue abaixo o vídeo “The Goddess of Spring – Silly Symphony”: