Banidos: Episódios de desenhos que foram censurados

episódios de desenhos censurados

Os desenhos animados tomam grande parte do nosso tempo e atenção. Eles são feitos, na maioria das vezes, para o publico infantil, o que acaba deixando a linguagem e até mesmo a história mais boba ou estúpida, e muitas vezes sem sentido – afinal de contas é para crianças.

Contudo, muitas vezes nos preocupamos com o que se passa nas telinhas, principalmente quando o foco são crianças, especialmente hoje em dia, que elas passam mais tempo em frente de uma tela, do que fazendo qualquer outra coisa.

De vez em quando, um episódio ou outro de uma animação acaba indo longe demais e por conta disso, é muitas vezes censurado e até mesmo banido em alguns países. E é exatamente sobre isso que a nossa lista de hoje é feita: episódios de desenhos que foram censurados.

 

O Laboratório de Dexter: Removedor de Grosserias

o laboratótio de dexter censurado

O Laboratório de Dexter foi um dos desenhos mais populares da Cartoon Network durante os anos de 1990. A animação segue a história do garoto Dexter um gênio que possui um super laboratório secreto escondido atrás de seu quarto e de sua irmã abobalhada Dee Dee.

Muitos episódios são baseados nos confrontos entre os dois irmãos. Um precisa mostrar para o outro que é melhor em uma área ou então, episódios que um implica e provoca o outro é rotineiramente passado.

Mas, a rivalidade e a competição entre os irmãos passou dos limites em um episódio em específico chamado “Removedor de Grosserias” ou em inglês “Dexter’s Rude Removal“. Neste episódio, Dexter constrói uma máquina que é possível remover das pessoas as características mais irritantes delas. No entanto, o que acaba acontecendo é que a máquina acaba criando duas versões do Dexter e da Dee Dee: um par educadíssimo de cada e outro extremamente rude e grosseiro.

Apesar do episódio “Removedor de Grosserias” nunca ter ido ao ar, ele de fato foi produzido e concluído. Cerca de 10 anos depois que o desenho deixou de ir ao ar no Cartoon Network, o episódio completo foi postado no site da Adult Swim.

 

As Meninas Super Poderosas: Me Veja, Me Sinta, Gnomo

as meninas super poderosas gnomo episódios de desenhos censurados

As Meninas Super Poderosas é um dos grandes sucessos da Cartoon Network, podemos confirmar isso ao analisar os sucessivos reboots que o canal produz. Com tantos episódios produzidos, existem um ou outro que acaba sendo proibido de passar nas telinhas, e isso pode ser por conta de uma variedade de motivos.

No caso, o episódio “Me Veja, Me Sinta, Gnomo” é um dos poucos episódios da animação que é um musical, uma clara homenagem à opera e ao rock – foi censurado nos EUA e em diversos outros países.

O episódio segue a história da cidade Townsville sendo dominada e destruída pelos vilões e com isso, as meninas acabam encontrando um gnomo mágico que as promete acabar com toda destruição em troca de seus poderes. O episódio segue, o dia é salvo, a cidade é reconstruída e o gnomo é derrotado.

O motivo pela censura do episódio é controversa, existem alegações dizendo que foi por conta de motivo religiosos – o gnomo faz uns mantras um pouco estranho, o que pode assustar as crianças e deixar os pais preocupados. Outros dizem que é por conta de ter muitos reflexos e algumas partes hipnotizantes. Além disso, houve reclamações de possíveis futuros casos de epilepsia, devido a algumas cenas que podem fomentar isso.

Mas acredite se quiser, aqui no Brasil este episódio não chegou a ser censurado, muito pelo contrário, ele foi dublado e exibido diversas vezes no SBT e na Cartoon Network.

 

Pokémon: Férias em Aopulco

pokemon censurado

Pokémon é não só um dos maiores animes de sucesso como, uma das maiores franquias em todo o mundo. Atualmente, Pokémon engloba todo um gigantesco mercado que envolve jogos, cartas colecionáveis, séries de televisão, além de filmes, mangás e brinquedos.

Com tantos filmes, séries e temporadas produzidas, sempre tem uma cena ou outra que acaba chamando a atenção e até mesmo chocando o público. No caso, o nome do episódio que mais foi censurado em Pokémon é “Férias em Aopulco” ou em inglês “Beauty and the Beach“.

Na história, o personagem James, membro da Equipe Rocket, participa de um concurso de beleza voltado para o público feminino, para isso, ele se veste de mulher e utiliza seios infláveis com o intuito de se destacar.

Não só isso, como ele se refere a Misty, personagem que também participa do concurso, com a intenção de a menosprezar por ter seios menores que a dela – o que acabou fortalecendo o apelo pela censura do episódio, afinal de contas, ela é menor e mais nova do que o James.

 

Warner Bros Cartoons: Paródia da Branca de Neve

Coal Black e de Sebben Dwarfs episódios de desenhos censurados

A Warner Bros Cartoons foi durante muito tempo um dos estúdios de animação de maior sucesso na história da mídia americana. Ela foi a responsável por grandes sucessos como Looney Tunes e Merrie Melodies. Os personagens apresentados nesses desenhos são até hoje os mais famosos do mundo como o Pernalonga e o Patolino por exemplo.

Além disso, figuras importantes do cenário da animação surgiram justamente, através do estúdio da Warner. A empresa foi fundada em 1933, a quase um século atrás, ou seja já passou por muitas transformações como a tecnológica, que transformou por completo a indústria das animações através da qualidade e velocidade de produção, e principalmente a social, que influenciou completamente a construção e o enredo das histórias apresentadas.

No caso, o episódio escolhido para o artigo esta na lista do “Censored Eleven“. Este é um termo não oficial que é utilizado para nomear os onze curtas de Merrie Melodies e Looney Tunes anteriores a 1948 que foram retirados por completos das grades de TV nos Estados Unidos em 1968, isso pelo fato de apresentar estereótipo racial de negros.

O episódio “Coal Black e de Sebben Dwarfs” foi provavelmente o mais marcante dos onze, ele foi criado para ser uma paródia de A Branca de Neve e os Sete Anões com personagens totalmente negros. Segundo o diretor, o episódio foi uma homenagem aos musicais de jazz daquelas época. Este é um dos episódios mais difíceis de ser encontrado hoje em dia, mas as vezes aparece em festivais de cinema e de animações.

 

Peppa Pig: Mister Skinny Legs

peppa pig censurado

Talvez Peppa Pig seja um dos desenhos infantis de maior sucesso de todos os tempos. O desenho conta a história de uma pequena porquinha rosa chamada Peppa que vive com sua família em uma cidade britânica. O sucesso da animação infantil foi tão grande ao ponto de ser distribuída para diversos outros países.

Acredite se quiser, até mesmo um desenho inocente como este, pode ter episódios censurados e até mesmo banidos de alguns países. Peppa Pig é envolto em algumas controversas, mas nada muito comprometedora. Acusações como falta de um bom exemplo, ao não adotar capacetes ao andar de bicicleta ou então, de não utilizar o cinto de segurança ao andar de carro, são recorrentementes motivos de reclamações à produtora.

No entanto, tem um episódio em especial que chamou mais a atenção da mídia no geral, e ele se chama “Mister Skinny Legs” ou em português “Dona Pernas Finas” que foi totalmente retirado do ar na Austrália depois de ser criticado por supostamente incentivar crianças a pegar ou brincar com aranhas e insetos, o que pode ser bem arriscado.

Neste país em especial, é muito comum espécies de insetos que são bem mais perigosos que o normal, e as crianças poderiam tocar e até mesmo irem atrás dos insetos ao ouvir da Peppa que “as aranhas são muito pequenas” ou “que não machucam” – o que é completamente compreensível, levando em conta o local e o público atingido.

 

Pato Donald: O Rosto de Der Führer

pato donald episódios de desenhos censurados

A animação foi produzido pela Walt Disney Productions em 1942 e lançado em 1º de janeiro de 1943. Este é claramente um curta-metragem de propaganda anti-nazista, no entanto muitas pessoas receberam a animação como uma saudação ao regime nazista.

O desenho animado apresenta o querido personagem Pato Donald em um cenário caótico, enquanto trabalha em uma fábrica na Alemanha nazista e foi feito com a intenção de vender títulos de guerra, além de ser um grande exemplo da propaganda do governo norte americano contra o regime de Adolf Hitler.

Dentre os episódios de desenhos que foram censurados, este se chama “O Rosto de Der Führer” ou no original “Pato Donald em Nutzi Land” e acredite, foi o único filme do Pato Donald a ganhar um Oscar de melhor curta de animação, além de ter sido eleito em 1994, como o 22º desenho animado de uma lista de 50 de todos os tempos.

O enredo segue Pato Donald em uma fábrica em condições terríveis, sendo forçado a produzir projéteis de artilharia. Sempre que o retrato do líder máximo aparece, Donald é obrigado a fazer saudações e devido ao constante e excessivo trabalho isso acaba o deixando em dificuldades o que acaba o deixando maluco e alucinado. Mas quando a sua alucinação desaparece, ele se vê deitado em uma acama e percebe que tudo isso foi um grande pesadelo.