As Aventuras de Sharkboy e Lavagirl é um filme de 2005 que segue a história do menino Max, um solitário garoto de 10 anos que se perde em seu próprio mundo de fantasia para escapar das confusões diárias. Ele descobre, no entanto, que os super-heróis de sua imaginação podem ser mais reais do que ele pensava e, a partir de então, seu mundo se transforma completamente.
O filme ajudou a lançar a carreira de estrelas como Taylor Lautner e Sasha Pieterse e, 15 anos depois, inspirou a sequência da Netflix Pequenos Grandes Heróis de 2020. Por isso, separamos algumas curiosidades e detalhes que muito provavelmente você não sabia sobre Sharkboy e Lavagirl.
Como Sharboy adquiriu seus poderes
Durante uma tempestade o menino, se perdeu no mar sendo salvo pelos tubarões que costumava o alimentar a pedido do pai. Ao longo do tempo vivendo entre estas feras, Sharkboy adquiriu algumas características como barbatanas, brânquias e uma força descomunal.
Como Lavagirl adquiriu seus poderes
No filme é mostrado a Lavagirl passando a maior parte do tempo sem saber a sua origem, que está perdida nos sonhos de Max. Entretanto, sabe-se que a jovem veio do planeta Baba e lança chamas e pedras incandescentes pelas mãos.
O diretor do filme e seus filmes
Embora conhecido por criar filmes de ação violentos, o diretor Robert Rodriguez, também costuma trabalhar ao lado de crianças para produzir filmes alegres para a família. Além de Sharkboy e Lavagirl, ele já dirigiu a franquia de Pequenos Espiões, Alita: Anjo de Combate, Pequenos Grandes Heróis, A Pedra Mágica e inúmeros outros.
Aclamado pelo público, massacrado pela crítica
Com 19% no Rotten Tomatoes, o filme ganhou tudo, menos aprovação da crítica. As resenhas da época apontavam para os efeitos 3D esquisitos e a história amadora. “É um 3D terrível”, disse Richard Roeper, “acho que a história também é terrível”. Melinda Ennis declarou, “um mundo incompleto que nenhuma criança gostaria de visitar”. Pegaram pesado!
A história feita pelo filho
O longa é baseado em uma brincadeira do diretor com seu filho de 7 anos, que é oficialmente creditado como criador da história, além disso, o pequeno também foi o responsável por inspirar o personagem principal, Max. Outros quatro filhos de Rodriguez participaram ativamente do projeto, dando ideias e testando as piadas.
Taylor teve que pintar o seu cabelo
A atriz Taylor Dooley teve de pintar o seu cabelo, mas pôde escolher a cor que seria usada para o tingir. O diretor Robert Rodriguez, apresentou a ela fotografias digitais que mostravam seu cabelo tingido de rosa claro e de púrpura fosforecente, no final a atriz escolheu a cor púrpura.
Elenco formado por filhos
Alguns dos filhos do diretor Robert Rodriguez aparecem no filme, de maneira rápida, mas aparecem. Um interpreta o Sharkboy de 5 anos de idade, o outro faz o Sharkboy de 7 anos e o último, faz um dos alunos da escola de Max.
Curiosidade sobre o traje de mergulho
Durante a cena que mostra a história de Sharkboy – onde ele está alimentando tubarões com seu pai antes que eles fossem separados por uma tempestade – o personagem está vestindo uma roupa de mergulho com um desenho de uma barbatana de tubarão com chamas. Mais tarde, Max explica que as barbatanas de tubarão e as chamas são os símbolos de Sharkboy e Lavagirl.
Miley Cyrus quase participou do filme?
Dentre todas as curiosidades sobre Sharkboy e Lavagirl, talvez esta seja a mais inusitada. Até hoje, há rumores de que Miley Cyrus fez audições para interpretar a personagem Lavagirl no filme “As Aventuras de Sharkboy e Lavagirl” no passado, e de que ela não teria aceitado o convite por conta de estar no início das gravações de Hanna Montana, mas não há nada que confirme o boato.