A The Walt Disney Company é a maior empresa de mídia do mundo, e isso se fortaleceu ainda mais depois da compra da 21st Century Fox pela Disney em 2017. A empresa faz parte das nossas vidas desde 1937 quando o seu primeiro filme, Branca de Neve e os Sete Anões.
Hoje, a empresa de animação contém dezenas de longas e dentre eles, alguns passaram sem fazer muito sucesso ou até mesmo deixado de lado pelo estúdio com o passar dos tempo.
Veja a seguir, os filmes do Estúdio Disney que quase faliram a empresa.
1) Irmão Urso
Este filme poderia ter sido o seu filme favorito e ao mesmo tempo o mais traumatizante da Disney quando criança. Lançado em 2003 é um dos filmes que mais apelam para a emoção, ele é baseado em valores indígenas e familiares.
A história segue o jovem aventureiro Kenai (interpretado por Joaquin Phoenix), que tem repulsa por ursos. Mas com o decorrer do longa, ele descobre que o seu irmão Sitka é morto por um e por conta disso, decide se vingar e matar o urso. Mas ao concluir a sua ação vingadora, Kenai de forma mágica, acaba se transformando em um deles. E para piorar a situação o seu outro irmão, Denahi promete matar o urso em que Kenai se transformou, achando que este seria o responsável pela morte de seus dois irmãos.
2) Atlantis: O Reino Perdido
Este foi o segundo fracasso sucessivo, depois de A Onda do Imperador. Além desses dois consecutivos fracassos, a sua concorrente Dreamworks estava estourando com o seu mais novo sucesso Shrek que, além de ter tido uma bilheteria gigantesca, foi a primeira animação a ganhar o Oscar de Longa de Animação.
O enredo segue a vida de um jovem arqueólogo que sonha em encontrar uma cidade lendária chamada Atlântida. Financiado por um milionário inglês, ele se junta a mercenários para tentar encontrar essa cidade perdida, que foi inundada pelas águas.
3) A Família do Futuro
Este é um dos primeiros filmes animados feitos em 3D, ou seja uma verdadeira aposta do estúdio. O longa chegou arrecadando mais do que o esperado, cerca de U$ 7,1 milhões em um fim de semana nos EUA, o que é um valor relativamente alto ao se comparar com o filme de número um, Escorregando para a Glória, que obteve uma média menor.
O pequeno inventor Lewis se junta a um policial em uma aventura para encontrar a sua mãe e ter de volta a sua família. Para isso, ele monta uma máquina do tempo, mas o que ele não esperava, acaba acontecendo: a sua máquina é roubada e agora ele precisa recupera-la!
4) A Nova Onda do Imperador
Apesar de ter sido um fracasso nas bilheterias, o filme acabou se tornando um sucesso nas vendas de DVD’s e acabou cativando um grande público por conta de suas referências a cultura pop e por sua alta comédia.
Após ter sido transformado em uma lhama por uma bruxa, o então imperador Kuzco, precisa agora da ajuda de Pacha, um simples camponês e pai de família. Isso, para sobreviver e então, conseguir reverter a maldição e reconquistar o seu trono.
5) O Galinho Chicken Little
Este foi o primeiro filme da Disney após o divórcio com a Pixar em 2004 que tinha tudo para ser um sucesso nas bilheterias, principalmente por conta de ser um longa em 3D e CGI (Imagens Geradas por Computador).
No entanto, por focar somente no público infantil e por ter um enredo bem fraco, o filme acabou não gerando muita bilheteria e como consequência, uma receita bem baixa para o estúdio.
O filme segue a história do jovem Chicken Little, ele acaba criando uma grande confusão em sua cidade, Oakey Oak, por ter anunciado que o céu estava caindo após ter sido atingindo em sua cabeça por um avelã. Com isso ele acaba ficando com uma má reputação em sua cidade e precisa fazer de tudo para reconquista-la.
6) O Caldeirão Mágico
Este é um dos filmes que ficou conhecido como “o filme que quase faliu a Disney”. O Caldeirão Mágico é uma animação ousada que foi lançada em 1985 e para ser ter ideia, ele custou $ 40 milhões aos cofres da Disney, para então, arrecadar míseros $ 25 milhões.
A animação foi baseada nos primeiros livros de As Crônicas de Prydain escritos por Lloyd Alexander. O Caldeirão Mágico se passa na terra de Prydain, onde um simples trabalhador chamado Taran, descobre que a sua porquinha consegue descobrir misteriosamente, onde o caldeirão mágico está escondido. E a partir daí, começa uma aventura, onde Taran terá que fazer de tudo para proteger a porca.