Scooby-Doo é um desenho animado cheio de mistérios e curiosidades. Foi criado por Joe Ruby e Ken Spears, e foi produzido pelo estúdio Hanna-Barbera. É o segundo desenho americano com maior número de temporadas de todos os tempos, perdendo apenas para Os Simpsons, com 30 temporadas e mais de 580 episódios. Porém, com novas temporadas encomendadas logo deverá ser o desenho mais antigo e com maior número de temporadas.
Já foi exibido no Brasil pela TV Tupi, Rede Manchete, Rede Globo e atualmente está no SBT, Boomerang, Tooncast e Cartoon Network. Em Portugal, a animação é exibida pela Cartoon Network.
A franquia Scooby-Doo surgiu no mundo dos desenhos animados no início da década de 1970 e o sucesso foi tanto que 40 anos depois, as aventuras do grupo de investigadores ganhou um live-action que fez sucesso entre o público mais novo.
Por conta de toda a sua história e por seu sucesso, separamos uma lista com algumas curiosidades que poucos sabem sobre a amada franquia. Desde Salsicha, um hipster, skatista e medroso, até o próprio Scooby Doo, um cão que mais parece um rato.
Curiosidades sobre a franquia Scooby Doo
- Fred e Daphne são chatos?
Primeiramente, falaremos sobre o casal Fred e Daphne. A maioria das pessoas imaginam que os pombinhos sempre estão namorando. Isso porque, a todo momento sozinhos, tanto, quando o grupo está em alguma situação de risco, quanto, quando se separam.
Mas na realidade, os criadores pensaram que esses eram os personagens mais chatos, e por conta disso, escolheram se concentrar em Salsicha, Scooby e Velma nas aventuras.
- A parte que Velma procura seus óculos foi uma improvisação.
Todos lembram da parte hilária da Velma rastejando e dizendo “Meus óculos! Não consigo ver sem meus óculos! “. Então, o crédito para este trecho vai para a voz original de Velma; Nicole Jaffe.
Ela perdeu os óculos de verdade enquanto lia e dublava a Velma e acabou dizendo isso na voz da personagem. Os escritores adoraram e indexaram este trecho em praticamente todos os episódios.
- O dublador original de Salsicha foi embora porque o seu personagem não era vegetariano.
O lendário DJ de rádio Casey Kasem foi a voz de Salsicha de 1969 a 1997 e depois de 2002 a 2009. Na primeira parte de seu mandato como voz de Salsicha, ele não teve problemas com o personagem.
Mas, em 1997, os produtores pediram a Kasem que dublasse Salsicha para um comercial do Burger King, e ele recusou. Na realidade, ele era um vegano devoto e pediu aos produtores que tornassem Salsicha um vegano também, e por conta da recusa da direção, ele desistiu do personagem.
No entanto, cinco anos depois, eles chegaram a um acordo e transformaram Salsicha em vegetariano, e Kasem voltou a dublar o personagem.
- Scooby recebeu seu nome de uma música de Frank Sinatra.
Originalmente, o nome de Scooby-Doo foi definido como “Too Much” que seria “Demasiado” ou “Muita Coisa” em português, mas os executivos perceberam que o nome era péssimo.
De acordo com um produtor, o criador de Scooby ouvia a música “Stranger’s in the Night”, de Sinatra, e adorava a parte em que cantava “doo-be-doo-be-doo”. Daí, ele recebeu seu nome completo – Scooby Doo.
- Uma máquina misteriosa da vida real levou os policiais a perseguirem um carro.
Enquanto muitas pessoas pintavam seus carros para parecerem cada vez mais com a van de Scooby-Doo, uma mulher levou isso muito a sério.
Sharon Turman foi procurada por uma violação da condicional em 2016 e, quando os policiais a abordaram no transito, ela bateu em fuga. Por esse motivo, acabou colocando em risco muitas vidas durante a perseguição, e por isso, os policiais tiveram que cancelar a abordagem e ela realmente conseguiu escapar (mas depois foi capturada).
- Os produtores consideram Scrappy Doo um grande erro
Todos cometemos erros e, quando se trata dos produtores, sempre se tem a esperança de um novo personagem que irá revitalizar um programa. E em 1979, eles decidiram se livrar de Fred, Daphne e Velma e adicionar Scrappy; sobrinho de Scooby-Doo.
No entanto, ele foi odiado universalmente por todos os fãs, e por conta disso, os produtores foram obrigados a trazer Daphne de volta em 1983, e o resto da turma logo depois. Scrappy então se tornou o vilão no primeiro filme de live-action do desenho.
- Salsicha é um drogado?
A maior questão sobre o programa é se os escritores pretendem tornar Salsicha um chapado ou não. Não se esqueça que ele foi criado em 1969 no auge do movimento hippie.
Enquanto a maioria das pessoas pensam que as suas vibrações hippies e os efeitos alucinógenos dos Biscoitos Scooby mostravam que ele e Scooby estavam sob efeitos o tempo todo, e por conta disso, eles utilizavam algum tipo de substância ilegal, na realidade, isso nunca foi verdade.
Os estereótipos do personagem levam a entender que é o caso, mas ele nunca estava realmente fumando maconha ou algum outro tipo de droga nos bastidores.
- O grupo era originalmente uma banda de rock
Antes de se estabelecerem na premissa de um grupo de adolescentes em uma van, o plano original era uma banda de rock que resolvia mistérios entre os shows.
O tom original ainda tinha um personagem extra. Seguindo os nomes originais de Geoff, Mike, Kelly, Linda e WW, eles também tinham um cachorro tocando bongô chamado Too Much.
Felizmente, a rede achou que não era uma boa ideia, então eles a abandonaram e pediram a Hanna-Barbera para começar do zero.
- Scooby tem uma família grande e estranha
A árvore genealógica de Scoob-Doo nunca foi completamente listada, mas até agora conhecemos seus sobrinhos Scrappy-Doo e Yabba-Doo (que é um combatente do crime no oeste selvagem) e seus irmãos Skippy-Doo e Dooby-Dooque é uma estrela pop dos anos 80.
Depois, há um primo chamado Howdy-Doo, uma tia chamada Ruby-Doo, e os pais que se chamam Mama-Doo e Dada-Doo.
- Apenas dois personagens apareceram em cada episódio do programa
Por último, não importa a cena, se foi live-action ou desenho animado, apenas Salsicha e Scooby-Doo estiveram em todos os episódios, sejam spin-off, reboots e filmes da franquia.
Segue abaixo o vídeo falando sobre as curiosidades: