Pode não parecer, mas o Brasil possui uma grande variedade de filmes animados. Os artistas do país costumam fazer o impossível: produzir animações brasileiras de alta qualidade com recursos e verbas apertados.
Os frutos são títulos com lindas histórias, importantes críticas e traços incríveis. Veja então, oito obras animadas produzidos por brasileiros para você dar uma chance.
Brichos (2007)
Tales, Jairzinho e Bandeira moram na Vila dos Brichos, um local que reúne diversas espécies da fauna brasileira. Lá, eles se reúnem para participar de um campeonato de videogame e fazem de tudo para criarem o lutador perfeito para a competição. Mas, durante o processo, eles acabam descobrindo um segredo sobre o passado da vila.
O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes (2009)
O enredo segue o Grilo Feliz querendo gravar seu próprio CD, enquanto isso, a realidade do Brasil é retratada: crianças abandonadas, trabalho escravo infantil, bancas de rua vendendo produtos pirateados e mais. Apesar do público-alvo ser o infantil, a animação apresenta uma baita crítica social.
O Menino e O Mundo (2013)
Um menino mora com os pais em uma pequena cidade do campo. Diante da falta de trabalho, seu pai parte para a cidade grande. Os dias que se seguem são tristes e de memórias confusas para o garoto. Até que então ele faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora.
Até que a Sbórnia nos Separe (2013)
Sbórnia é um pequeno país que sempre viveu isolado do resto do mundo, cercado por um grande muro. Um dia, no entanto, um acidente leva à queda do muro, e logo os sbornianos começam a descobrir os costumes modernos. Enquanto alguns adotam rapidamente a cultura estrangeira, outros preferem reafirmar as tradições e resistir ao imperialismo.
Sinfonia Amazônica (1953)
Dentre todas as animações brasileiras da lista, Sinfonia Amazônica é o mais icônico. Pois é o primeiro longa-metragem de animação da história do Brasil, lançado em 1953 e conta a história de sete lendas amazônicas. Inspirado na superprodução Fantasia, de Walt Disney, o título ficou marcado por sua brasilidade: os cenários foram inspirados na floresta amazônica e na fauna nativa, enquanto os personagens, inspirados nos habitantes locais.
Veja a animação completa no Youtube clicando aqui.
Minhocas (2013)
Júnior está na pré-adolescência. Jogado acidentalmente para fora da terra, o menino vive uma aventura com seus novos amigos Nico e Linda e precisa voltar para casa. Porém, antes, ele precisa impedir os planos de dominação de um terrível tatu-bola.
Tito e Os Pássaros (2018)
O enredo tem como protagonista um menino de 10 anos que vive com a mãe. De repente, uma estranha doença começa a se espalhar pela cidade, fazendo com que pessoas fiquem paralisadas quando sentem medo. O menino descobre que a cura está relacionada à pesquisa feita por seu pai e faz de tudo para impedir que a epidemia se alastre ainda mais.
Lino – Uma Aventura de Sete Vidas (2017)
De todas as animações brasileiras, Lino – Uma Aventura de Sete Vidas, talvez seja a mais parecida com as que estamos acostumados a assistir, como os filmes de estúdios da Pixar e Dreamworks. Muitos ficam surpreso ao descobrirem que este filme é brasileiro.
Lino trabalha fantasiado como animador de festas, mas não aguenta mais ter que suportar todos os maus tratos feitos pelas crianças. Determinado a mudar de vida, ele contrata os serviços de um feiticeiro, mas, a magia acaba sendo um tiro no pé e Lino se transforma justamente, naquilo que menos queria, um felino enorme!
Veja agora: Filmes animados que foram indicadas ao oscar!