Em 2016, o Walt Disney Animation Studios iniciou um programa experimental chamado Short Circuit, onde qualquer um do estúdio poderia criar um um curta-metragem, que poderia ser escolhido através de um processo de envio às cegas. Ou seja, produtores comuns poderiam ter seus curtas lançados no Disney+.
No começo, os curtas deveriam ser mantidos dentro das paredes da Disney Animation; eles foram produzidos com a intenção de explorar novas tecnologias, permitindo que os artistas se arrisquem no visual e na história e, para que finalmente, surjam novos talentos dentro do Studio. No entanto, quando a Disney + apareceu, foi uma oportunidade perfeita para compartilhar esse trabalho com o mundo.
Aqui estão destaques de alguns curtas animados:
Curtas que foram liberados no Disney +
1) FETCH
Primeiramente, diretor Mitch Counsell tem uma história adorável que inspirou seu curta encantador e surpreendente, “Fetch”. Quando sua irmã saiu para almoçar com seus filhos, seu filho Maverick saiu pela taberna à beira da estrada para investigar a chegada de um grupo de homens grandes e durões em motocicletas. A mãe de Maverick ficou inicialmente aterrorizada, mas aliviada ao saber que Maverick fazia amizade instantaneamente com todos.
Esse efeito transformacional que uma criança pode ter é tecido através de “Fetch”, a história de uma jovem garota, que não é diferente de Maverick, é atraída por uma entidade misteriosa e possivelmente perigosa na floresta.
2) LIGHTNING IN A BOTTLE
A animação conta a história de um garoto que quer trazer uma faísca única à feira de ciências de sua escola.
É fácil ver o quanto a paixão, do produtor, está infundida em “Lightning in a Bottle” ou ” Relâmpago em uma Garrafa” (tradução literal) e, ao descrever a tarefa de tentar trazer o relâmpago à vida.
3) LUCKY TOUPEE
Para sua entrada no Short Circuit, a diretora Nikki Mull “queria fazer algo que ninguém nunca tinha visto antes”. Diríamos que essa história de amor cheia de perucas e duendes mafiosos certamente se encaixa na conta!
Nikki compartilhou que ela inventou a história em um único fim de semana, parcialmente inspirada na calvície de seu marido e achou que seria divertido explorar uma visão diferente de um duende. Desse modo, “Lucky Toupée” é uma brincadeira divertida, com uma reviravolta no final, que pode fazer você se mexer!
4) THE RACE
Como é o pior dia da morte no escritório? Segundo o diretor Terry Moews, pode parecer um pouco com isso, “The Race”! Como um ávido ciclista, a inspiração para “The Race” veio da visão de Terry da corrida da qual todos fazemos parte – mas, para uma peça sobre a morte, essa tomada está repleta de vida e realmente sobre a jornada.
Como explica Terry, “a morte aprende algo sobre a vida com esse cara que simplesmente não quer desistir”.
5) DROP
Tendo morado em Vancouver, o diretor Trent Correy é acostumado com chuva, e essa encantadora história de uma gota d’água certamente será um sucesso. “Drop” é uma vinheta lindamente animada que explora uma história cíclica sobre conexão.
Curiosamente, a inspiração inicial veio da idéia de uma moeda viajando pelo mundo, mas Correy logo percebeu que uma gota de água seria uma tela mais dinâmica. Prepare-se para sorrir da próxima vez que chover lá fora!
6) EXCHANGE STUDENT
Ser a nova garota na escola já é bastante difícil. Entretanto, ser o único terráqueo em uma escola para estrangeiros é o próximo nível! Em “Aluna de intercâmbio” (tradução literal), a diretora Natalie Nourigat explora o conto de uma menina tentando se adaptar a sua nova realidade.
O curta foi inspirado por suas lutas de adaptação da sua personalidade e de seu senso de humor quando se mudou para a França. Assim, o estilo visual único do curta é inspirado em seu amor ao longo da vida pelos quadrinhos!
7) ELEPHANT IN THE ROOM
Por último, o diretor Brian Scott conta a história de quando era criança. Assim sendo, ele se lembra de percorrer as ruas de Boston depois de um jogo de beisebol e de ver um bebê elefante (provavelmente na cidade para o circo).
Na época, ele se lembra de um pensamento fugaz: “E se eu pudesse levar para casa comigo?” Assim, nasceu uma ideia para um curta-metragem! Situado em uma exuberante plantação de bananas, “Elephant In the Room” ou “Elefante no Quarto” (tradução literal) é a comovente história de pai, filho e elefante que certamente conquistará seu coração.